Conheça a Frequência Nacional de Chamada: 146,520 MHz

Imagine as seguintes situações:

1. Você está visitando ou passando por determinada cidade e quer conhecer os colegas radioamadores locais. Mas, como conseguir contato com eles sem saber as frequências de repetidoras ou simplex em uso?

2. Você está na estrada e vê em sua frente um carro com uma antena para a faixa dos dois metros e/ou 70 cm (UHF). Quer bater um papo mas, em qual frequência pode chamá-lo?

3. Você está numa situação de emergência e precisa de ajuda. Mas não tem repetidoras próximas. Como conseguir contato com radioamadores?

Todas essas situações são hipotéticas, mas é bem possível que você já tenha passado por alguma delas. O problema de conseguir um contato com radioamadores na faixa dos dois metros e de haver uma frequência única para escuta motivou a adoção de uma frequência específica para que situações como essas descritas acima e muitas outras pudessem ser cada vez menos recorrentes. 

No Brasil e nos demais países do continente americano, esta frequência é 146,520 MHz e está definida no Ato 9106/2018 da ANATEL, na tabela B.3.14, que contém a divisão de subfaixas para a faixa dos 2 metros. 

Muitos rádios já tem predefinida esta frequência numa função chamada “PRIO” (de prioritário). O rádio fica monitorando esta frequência continuamente em segundo plano e, caso detecte alguma transmissão, muda automaticamente para ela para que você ouça. Já outros rádios, como o FT2800 da Yaesu, mantém a FNC sintonizada toda vez que mudamos das memórias para o VFO. 

ATENÇÃO!

Nesta frequência, não pode haver “rodadas” nem bate-papo frequente. Ela serve primariamente para ESCUTA, ou seja, é uma frequência para termos memorizado em nossos rádios para constante monitoração. Em caso de necessidade, chamamos nessa frequência e, tão logo consigamos um contato com algum radioamador, devemos escolher OUTRA frequência e assim poderemos bater papo ou qualquer outro uso dentro das regras do Radioamadorismo.

Vamos DIVULGAR a FNC! Muitos a desconhecem. Quanto mais os radioamadores saibam que ela existe, mais ela será efetiva. Divulgue!

Outras regiões do mundo e outras faixas

A título de curiosidade, esta frequência é diferente de acordo com a região do planeta, assim dividida segundo a IARU, União Internacional de Radioamadores:

2 m145.500 MHz (Região 1 – Europa)146.520 MHz (Região 2 – Américas)145.000 MHz (Região 3 – Ásia/Oceania)

Existem diversas outras frequências de chamada nas demais faixas de radioamador e também para outros serviços, como o marítimo. Para saber mais, acesse https://en.wikipedia.org/wiki/International_distress_frequency

Fonte: QTC.ECRA

14 comentários em “Conheça a Frequência Nacional de Chamada: 146,520 MHz”

  1. Adelson Nunes

    Bom dia meu nome é Adelson gostaria de sabe
    Quem pode usa esta frequência e so rádio amador ou qual quer pessoa que tem um ht e seja rádio escuta também em casa de emergência

    1. Rafael Parente

      Bom dia meu amigo! Em casos de emergência qualquer cidadão pode fazer uso da frequência. Forte 73!

    2. amigo qualquer frequencia usada por radio amador ou seja fora do px …….é preciso o respectivo indicativo até mesmo os radio amador classe c e b existe frequência que eles não pode modular de acordo com a legislação .

  2. Rafael Wormsbecker

    Buenas meu camarada, para fazer uso da frenquência nacional de chamada é necessário algum ajuste de subton ou off-set? E devo operar em UHF ou VHF? Tks, iniciei no radioamadorismo faz pouco tempo.

    1. Rafael Parente

      Olá meu amigo.

      A FNC é um simplex, apenas a frequência informada e mais nenhuma outra configuração. A mesma é em VHF.
      Forte 73

    2. Colega, a FNC é uma frequência de ponto a ponto, não é repetidora, portanto, não tem off set, não tem subtom.

  3. JOÃO LUIZ REQUE

    para fazer uso da frenquência NAVAL 156.800 é necessário algum ajuste de subton ou off-set? E devo operar em UHF ou VHF? Tks, iniciei no radioamadorismo faz pouco tempo.

    1. Pedro Morais

      Oi João, tudo bem?

      Pra fazer uso desta frequência (transmitir) é necessário ter uma licença do Serviço Móvel Marítimo (https://www.gov.br/anatel/pt-br/regulado/outorga/servico-movel-maritimo), essa frequência em particular que você citou conhecida como Canal 16 VHF é Simplex, então não precisa usar sub-tom ou offset, porém mantenha atenção no fato de que esta frequência é atualmente usada como Emergência Internacional Marítima e só deve ser usada para tal.

      Para apenas ouvir nesta frequência (ou qualquer uma outra diga-se de passagem) você não precisa de licença, mas para transmitir sim.

      73

  4. comprei um rádio ht que vei com uma frequência em UHF e não a paga , seria uma de emergência em U ?
    467625

  5. anatel tinha que rever caso radio aberto pois na legislação em salva guarda da vida podemos usar qualquer frequência como vamos usar se é proibido somente 144 a 148 . exemplo defesa civil petropolis 154.110

  6. Pingback: Conheça a Frequência Nacional de Chamada: 146,520 MHz - UNIÃO DOS RADIOAMADORES DO LITORAL DO PARANÁ

  7. Infelizmente sobre o 146.520 khz só alguns sabem disso, deveria ser mais divulgado sobre o assunto na ocasião de exames para ingresso e promoção deveria ser assunto explorado, meu transceptor fica nessa frequência direto mas e muito raro aparecer alguém. PY2AOU QRV em 146.520 khz em GG66GJ sempre que possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *