Kerchunking no Radioamadorismo: Boas Práticas e Etiqueta

O Kerchunking, uma prática comum entre os radioamadores, refere-se à ação de pressionar brevemente o botão PTT de um rádio para verificar se uma repetidora responde com um tom de cortesia. Apesar de ser uma maneira rápida de testar a conectividade com uma repetidora, essa prática é desencorajada e considerada inadequada na comunidade do radioamadorismo.

Em primeiro lugar, é importante destacar que o kerchunking é tecnicamente ilegal. Todas as transmissões devem ser identificadas com o indicativo do operador, a menos que em situações muito específicas. Mesmo que a probabilidade de ser pego seja baixa, não justifica o comportamento inadequado.

Além da questão legal, há razões de etiqueta e consideração pela comunidade. Kerchunking é considerado irritante e disruptivo. Em vez de recorrer a essa prática, os radioamadores são encorajados a identificar-se corretamente. Uma maneira melhor de testar a conexão com uma repetidora é falar seu indicativo no microfone ou dizer “teste” seguido pelo seu indicativo. Você também pode se identificar e pedir por um relatório de sinal, o que proporcionará informações mais valiosas do que simplesmente ouvir um tom de cortesia.

É fundamental lembrar que o respeito mútuo e a boa etiqueta são essenciais no radioamadorismo. Se você precisa testar sua configuração ou equipamento, considere usar uma frequência simplex para evitar ocupar uma repetidora, garantindo assim uma experiência positiva para toda a comunidade de radioamadores.

A resolução Nº 449, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2006, que regulamenta o serviço de radioamador no Brasil é clara quanto:

Art. 4º . Para os fins a que se destina este Regulamento, aplicam-se as seguintes definições:

IV – Indicativo de Chamada de Estação de Radioamador: é a característica que identifica uma estação e que será usada pelo radioamador no início, durante e no término de suas emissões ou comunicados.

A União de Radioamadores de Pernambuco (URPE) reforça seu compromisso em respeitar integralmente a legislação da ANATEL e promover ativamente as boas práticas entre os radioamadores, promovendo um ambiente seguro e colaborativo para todos os entusiastas do radioamadorismo.

Deixe nos comentários, como é chamada essa prática na sua região?

3 comentários em “Kerchunking no Radioamadorismo: Boas Práticas e Etiqueta”

  1. Carlos Wagner

    Olá All,
    Concordo plenamente com tudo que foi escrito pelo nobre colega, mas infelizmente a realidade é outra. Se todos os nossos problemas fosse apenas alguém apertando o o ptt para saber se consegue armar um repetidor, creio ser o menor dos problemas, a pratica em VHF de não usar a identificação é corriqueira, vem aqueles famosos “boa noite” “boa tarde” ou “bom dia” sem a identificação correta que todos deveriam seguir “bom dia PY2RX”. isso sem falar do pessoal que comprou um HT no Ali Express, alguém o ajudou a configurar o tal aparelho e lá vai ele nas repetidoras sem licença, sem um mínimo quesito de operação, e achar que os outros tem de atende-lo de qualquer modo, ele não sabendo que pela legislação é vedada a comunicação com tal pessoa, e pior, incorrendo em dois problemas para o operador e para o responsável (radioamador classe A) pela repetidora por permitir tal comunicação, então meus caros amigos e colegas, enquanto a Anatel ficar homologando rádios sem a devida licença de quem está solicitando a mesma para liberar o seu precioso HT na alfandega, enquanto não houver uma efetiva fiscalização, não vejo solução a curto prazo para esse tipo de ação.
    Grande 73 a todos
    De PY2RX – Carlos – Itanhaém/SP

  2. MEU AMIGO CARLOS E RADIOAMADORES, SE TOODOS NÓS SEMPRE RELEMBRAR AOS PARTICIPANTES DE UMA RODADA OU BATE PAPO COM CERTEZA AJUDAMOS A MELHORAR ISSO TODA VEZ QUE ENTRA UM COLEGA COM BOA NOITE OU DIA OU TARDE EU JA PERGUNTO SE ESSE BOA NOITE /TARDE /DIA TEM INDICATIVO , A MAIORIA NAO TEM E NAO RETORNA O CAMBIO , EM NOSSA RODADA DO RANCHO DA AMIZADE TEMOS O PRAZER DE FAZER A RODADA ANALOGICA DA FORMA MAIS CORRETA POSSIVEL MUITOS NAO PARTICIPAM , MAS A QUALIDADE ESTA NAS AÇOES E NAO NA QUANTIDADE TEMOS QUE TER PACIENCIA E LEMBRAR CONSTANTEMENTE DA ÉTICA OPERACIONAL. TKS PU2PYT ANTUNES

  3. REALMENTE É UMA FALTA DE ÉTICA .DEVEMOS SEMPRE NOS IDENTIFICAR ate para nos proteger pois no decorrer de um contato voce acaba informando sua localização e numa dessa ate pode fazer grandes amizades 73 muito bom colocado fica a dica py1ax tony

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *